Criar Negocio

Dicas sobre finanças para pequenos empreendedores

Dicas sobre finanças para pequenos empreendedores

 

Você que está buscando por dicas sobre finanças para pequenos empreendedores acaba de chegar no lugar certo! Nós sabemos que a tarefa de gerir uma pequena empresa traz muitos desafios. Normalmente o gestor ou proprietário acaba se deparando com muitas tarefas para resolver, pois precisa cuidar de toda a empresa.

E por causa disso, os cuidados com as finanças podem ficar um pouco de lado – algo que não pode acontecer. A parte financeira de um empreendimento é a sua base. Nada mais justo do que receber boas dicas sobre finanças, não é mesmo?

 

Dívidas: fuja delas o quanto puder

 

Deitar a cabeça no travesseiro todas as noites fica muito mais difícil quando você tem uma dívida gigantesca que precisa ser paga mensalmente. Fugir de quaisquer compromissos desse tipo é simplesmente um dos pontos mais importantes das dicas de finanças para pequenos empreendedores.

 

Se você precisa comprar um carro, por exemplo, tente evitar fazer um empréstimo. Ao invés disso, coloque em pauta se não é mais interessante guardar uma quantia todos os meses e esperar um pouco mais para trocar de veículo do que se “enrascar” em dezenas de prestações.

 

Fuja o quanto puder das dívidas; isso gerará maior tranquilidade para você. Além disso, essa atitude cria um hábito muito importante: o crescimento sustentável do negócio.

 

Ter essa visão pode te fazer capaz de prosperar pelos seus próprios meios, sem ter de depender de instituições financeiras para isso. Normalmente, os empréstimos não são boas alternativas, exceto que possuam taxas de juros baixas.

 

E essa é a nossa próxima dica:

 

Quando precisar de empréstimos, busque sempre as alternativas mais baratas

 

Para boa parte dos pequenos empreendedores, a dica sobre finanças para pequenas empresas é “não se endivide”. Mas sabemos que em alguns casos você poderá ter de apelar para um empréstimo para poder fechar um grande acordo, reformar o empreendimento ou aproveitar uma oportunidade, no geral.

 

Apenas busque taxas de juros que sejam justas e não dupliquem o valor que foi emprestado. Porque não parece uma estratégia inteligente pagar 20 mil reais por um empréstimo de 10 mil, exceto que você vá lucrar muito nesse investimento…

 

Ainda assim, existem opções mais acessíveis, e é importante que você as conheça. Sendo assim, nossa dica sobre finanças para pequenos empreendedores é: faça empréstimo somente em último caso!

 

O fluxo de caixa é essencial para a saúde financeira da empresa

 

 

 

Um dos fatores mais primordiais sobre finanças para pequenos empreendedores é o fluxo de caixa. Se o dinheiro acabar, seu negócio sofre as consequências imediatamente. É preciso manter a rotatividade e assegurar que as finanças estejam equilibradas, a fim de impedir a quebra no fluxo do caixa do seu empreendimento.

 

As formas de controlar o fluxo são muitas, você pode optar por softwares destinados a essa função ou mesmo fazer o controle financeiro por meio de planilhas. O importante é cuidar minuciosamente de cada centavo que entra ou sai do seu caixa, iniciando  através de uma planilha de controle financeiro.

 

Então fique de olho!

 

Dinheiro da empresa é da empresa

 

Para quem deseja dicas sobre finanças para pequenos empreendedores essa questão é essencial.

 

E bem, é exatamente o que o título diz. A dica é rápida e simples:

 

Tenha discernimento que a empresa precisa dos próprios recursos para sobreviver. Sabendo disso, estabeleça uma remuneração mensal compatível com o seu estilo de vida, mas sem exageros, pois o excesso pode comprometer o seu controle financeiro.

 

Por isso, tenha contas bancárias separadas e todo o cuidado para não misturar o dinheiro e os gastos de ambos. Afinal misturar as contas pessoais com as contas da empresa não é um bom negócio.

 

Crie uma reserva emergencial

 

Infelizmente é impossível dizer quantas empresas teriam sido salvas em tempos de crise se os seus respectivos proprietários tivessem criado reservas emergenciais. Não caia no mesmo erro, comece a poupar e a investir o dinheiro que sobra mensalmente no seu empreendimento.

 

Tenha isso muito presente; pois essa é uma das mais valiosas dicas de finanças para pequenas empresas. Se não está sobrando dinheiro mensalmente no caixa, então você precisa encontrar uma maneira disso acontecer.

 

Comece a cortar custos, faça o que for possível para que uma quantia mínima possa ser guardada todos os meses. Desse modo, você terá uma segurança a mais para continuar empreendendo – e não será pego de surpresa por algum problema ou crise.

 

Essas foram as dicas sobre finanças para pequenos empreendedores, e esperamos  que tenha gostado!

 

Em parceria com o site superatualizado.com.br

Sobre o autor | Website

Maris Pedrini Empreendedora Digital

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.