Trabalhar em Casa – Como Começar

Trabalhar em Casa

 

Você está pensando em trabalhar em casa? Quando pensamos em trabalhar em casa surgem questionamentos e incertezas. A possibilidade de ficar em casa, cuidar dos nossos filhos e ter mais qualidade de vida é algo que mexe muito com a gente. Mas como começar? Como fazer a transição de carreira ou começar mesmo a ter uma atividade financeira em casa.

 

Muitas pessoas que tem a intenção de trabalhar em casa já possuem um emprego. Essas pessoas talvez não façam a ideia do que devam fazer pra viver da renda do trabalho realizado em casa. Algumas pessoas estão insatisfeitas com o trabalho que possuem e querem começar algo novo, inédito e de preferência em casa.

 

Existem também aquelas pessoas que vão começar mesmo do zero, nunca tiveram um emprego e agora necessitam ou querem trabalhar, e decidiram trabalhar em casa.

 

Nem sempre o que se busca é liberdade financeira. A tranquilidade de estar em casa, acompanhar a rotina da família e dos filhos é algo motivador. Tanto para homens como para mulheres o home office é um objetivo que tem a ver com estilo e qualidade de vida.

 

Parece difícil? Bem, isso depende do seu ponto de vista, da sua mentalidade. Quem assistiu ao filme SIM SENHOR, deve se lembrar que o personagem de Jim Carrey, é um rapaz que tem um emprego simples e uma vida monótona. Após uma desilusão amorosa e entrar em profunda depressão, seu personagem vai a um culto em que o pastor convoca as pessoas a dizer ‘SIM” sempre e para tudo, e assim, passarem a ter sucesso em suas vidas.

 

Motivado pelo pastor e sem senso crítico nenhum, como é típico de filmes, o personagem passa a dizer sim para tudo, até mesmo para convites que antes não aceitava. Dessa forma, ele começa a aprender coisas e conhecer pessoas e acontece uma grande transformação na sua vida.

 

Da mesma forma, quando dizemos sim aos desafios que as mudanças nos impõem, também transformamos nossa vida. Quantas vezes nos deparamos com situações que achávamos impossíveis de serem realizadas e, com a necessidade conseguimos realizar?

 

Então, se você está convicto de que pode realizar o home office, vamos às atitudes que precisa tomar para começar esse trabalho em casa.

 

O Que Você Precisa Fazer Para Começar a Trabalhar em Casa

 

Escolha a Atividade para Trabalhar

 

Qualquer que seja a sua profissão, se você pretende trabalhar em casa, deve começar a pensar se é possível na área que escolheu.

 

Se não for possível, então comece a pensar em outra atividade que te possibilite isso a médio ou longo prazo. Nesse caso, você deverá mudar de profissão, mas como dito antes, trabalhar em casa tem a ver com estilo de vida. Se você está disposto a mudar de vida, deve estar disposto também a mudar de carreira.

 

. Pense naquilo que você gostaria de fazer, se não precisasse trabalhar pra viver. Qual profissão ou atividade te deixaria muito feliz em realizar, o que você faria com muito gosto.

 

Se não for possível mudar de carreira, pense na possibilidade de fazer o seu trabalho em casa. Que tipo de trabalho você faz? Existe algum programa de trabalho remoto na sua empresa?

 

E se for possível mudar de carreira, como você deve fazer isso?

 

Essa é uma questão para outro tópico desse artigo, acompanhe.

 

Planeje a Execução da Nova Atividade

 

Escolhida a nova atividade, é hora de começar a planejar. Você resolveu ser um empreendedor? Qual negócio vai montar? Que providências deve tomar?

Faça uma lista com o que você precisa:

  • Os tipos de negócios/atividades que pode fazer;
  • Os recursos que você tem ou vai precisar;
  • O que você sabe fazer ou gostaria de aprender;
  • Verifique se você tem o espaço necessário na sua casa;
  • Veja as ferramentas que vai precisar para realizar essa atividade.

 

Você pode começar uma nova carreira de uma vez ou ir desenvolvendo outra atividade aos poucos para mudar definitivamente quando já estiver estabilizado financeiramente.

 

Se você desejar mudar de carreira, deve planejar como fazer. O ideal é que a mudança aconteça aos poucos, uma transição para outra atividade requer tempo e paciência. É necessário ter em mente, que para se fazer outra atividade com a mesma remuneração da sua atividade atual deve levar algum tempo e, portanto, é necessário ir com cautela. A menos que você esteja disposto a vier apenas da renda que essa nova atividade vai lhe proporcionar.

 

 

Estude e Aprenda sobre a Nova Carreira/Negócio

 

Estudar é ou aprender sobre a nova carreira ou negócio é uma parte importante no processo. Conhecer a fundo a atividade que se pretende desenvolver é fundamental para o sucesso do negócio.

 

Pode ser que, conhecendo melhor a atividade, haja mudança de planos e até mesmo da atividade.

 

É importante pensar que a nova atividade não precisa ser necessariamente uma atividade típica de home office como atividades burocráticas ou administrativas. É possível trabalhar em casa fazendo doces ou salgados para festas por exemplo.

 

Portanto, você pode estudar culinária ou artesanato que também é uma atividade que pode ser feita em casa. O importante é que você decida a atividade e se especialize no seu novo trabalho/empreendimento.

 

“Todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tem coragem para persegui-los” – Walt Disney, desenhista e empreendedor

 

 

Monte seu Escritório/Negócio em Casa

 

Escolhida a atividade é hora de começar a montar sua estrutura de trabalho. Para começar não faça grandes investimentos. Comece montando uma pequena estrutura para ir investindo ao passo que o negócio/atividade for crescendo.

 

Pequenos negócios podem muito bem começar em casa, na cozinha, num quartinho, num pequeno ateliê. E depois, irem tomando mais espaço à medida que forem crescendo.

 

Faça uma lista das coisas que você precisa, o que vai utilizar, planeje onde vai colocar. Uma parte muito legal é o planejamento e o começo da execução. É aí que vemos nosso sonho tomando forma!

 

 

 

Estipule Metas para o Home Office

 

Agora que você escolheu a atividade, estudou e começou a organizar o seu cantinho de trabalho, saiba que nem tudo são flores quando se trabalha em casa. É muito comum acontecer uma pequena confusão entre as atividade de casa e o trabalho.

Você precisa ter disciplina para desenvolver seu trabalho em casa. É preciso estipular algumas metas para atingir resultados, caso contrário poderá se perder entre as questões do dia a dia, a rotina da casa e o seu trabalho.

 

Trabalhar em casa é bem legal porque estamos perto dos filhos, mas é preciso colocar alguns limites nessa relação, caso contrário também não iremos avançar no trabalho.

 

Por isso é importante definir metas tangíveis e que não comprometam sua qualidade de vida também, afinal é isso que você busca quando decide trabalhar em casa.

 

 

Mantenha sua Rotina de Trabalho

 

Tão necessário quanto estipular metas é manter uma rotina de trabalho. A organização é fundamental nessa atividade.

 

Trabalhar em casa é ser seu próprio chefe! E isso é ótimo! Mas ser seu próprio chefe também quer dizer que você deve ser policiar, deve se cobrar, deve acompanhar o seu progresso.

 

Isso quer dizer que você precisa de muita disciplina para trabalhar em casa. Precisa se concentrar para cumprir suas metas e prazos. Se você trabalha em casa como empregado deverá ter metas fixadas e prazos a cumprir, pela própria empresa.

 

Se for o dono do negócio, deve fixar suas próprias metas e prazo ou se concentrar nos prazos estipulados com seus clientes. Não deixe de aproveitar as vantagens de trabalhar em casa, mas não se esqueça  que, como em qualquer trabalho, você tem que ter resultados.

 

Minha sugestão é que você trabalhe duro, mas tire um dia de folga, leve as crianças ao colégio, faça um almoço diferente, tome um café com uma amiga ou um sorvete no fim da tarde.

 

 

Defina os Ganhos Necessários

 

Defina quanto você pretende ganhar em sua atividade. Qual o valor que vai ser necessário para que você desempenhe sua tarefa. Isso vai definir o quanto você precisa trabalhar. Mas estipule metas tangíveis, ainda que você possa continuar crescendo, não estipule metas que te façam trabalhar demais, pois, não é esse o objetivo.

 

Então, anote as dicas,  faça seu chek-list, e mãos à obra!

 

Forte Abraço,

 

Maris Pedrini

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
Trabalhar em Casa – Como Começar
Author Rating
51star1star1star1star1star

Maris Pedrini

Maris Pedrini Empreendedora Digital

4 comentários em “Trabalhar em Casa – Como Começar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *