Home Office

Quais As Dificuldades de Trabalhar em Casa?

Quais As Dificuldades de Trabalhar em Casa?

As dificuldades de trabalhar em casa são descobertas no dia a dia. No começo, tudo parece muito bom e tranquilo. Estar em casa é uma grande novidade e a sensação de liberdade aparece naturalmente, assim como de realização pessoal e profissional.

 

Porém, aos poucos essa sensação vai dando lugar àqueles sentimentos ligados à rotina, como em qualquer fase da vida ou qualquer outro lugar de trabalho.

 

dificuldades de trabalhar em casa

 

Se você não está muito satisfeito com o seu trabalho, não tem uma remuneração boa, ou se tem problemas com a organização da rotina familiar, com certeza em algum momento já pensou em trabalhar por conta própria, no conforto da sua casa, não é mesmo?

 

O crescimento das mídias digitais aumentou as possibilidades de se realizar o trabalho em casa. Por isso, cada vez mais e mais pessoas estão realizando o sonho de trabalhar em casa, de ter seu home office, de serem seus próprios patrões, e aparentemente tudo parece maravilhoso.

 

Porém existem fatores que contradizem essa aparente realidade. É claro que os problemas, poucas pessoas comentam. Não raro são encontradas dificuldades, que dificultam a realização desse tipo de trabalho.

 

Nesse artigo falaremos sobre essas dificuldades e assim como de algumas formas de se contornar esses problemas. Se você já desenvolve esse trabalho ou gostaria de desenvolver, leia e descubra como poderá se evitar esses problemas.

 

Destacamos aqui 10 principais dificuldades de trabalhar em casa, que você precisa aprender a lidar.

 

1 – Precisar ter mentalidade de dono do negócio

 

A maioria dos empreendedores que fracassa não tem em mente que está administrando um negócio, o que requer responsabilidades e obrigações diferenciadas para que tudo dê certo. Se o seu negócio for a sua única fonte de renda, será preciso levar tudo com seriedade e comprometimento.

 

Ter mentalidade de empreendedor, saber distinguir trabalho de laser e saber separar suas responsabilidades é uma das maiores dificuldades de trabalhar em casa. Isso porque trabalhar em casa impõe o cumprimento de tarefas e rotinas, as quais são fundamentais para a obtenção dos resultados desejados.

 

Portanto, é preciso saber que apesar de estar no home Office você precisa fazer o seu negócio dar certo. E pra isso, deverá desenvolver hábitos que te levem à concretização dos objetivos.

 

2 – Ter que efetuar o planejamento dos projetos e metas

 

Caso você esteja trabalhando em casa como empregado, provavelmente terá metas a cumprir. Dessa forma deve planejar suas ações, horários e tarefas de modo a concretizar seu trabalho de forma e eficiente e cumprir suas metas.

 

Mas, caso você esteja empreendendo em casa, não terá um chefe/gerente para delegar suas tarefas. Todo o planejamento deverá ser feito por você, assim como os resultados também são sua responsabilidade.

 

Por isso, é importante focar em suas metas e estipular formas de cumpri-las. Lembre-se de fixar metas para períodos mais curtos, para períodos de médio e de longo prazo. Por exemplo: Qual sua rotina de trabalho; que vai fazer durante a semana; quanto você quer ganhar daqui um ano, cinco anos e daqui a dez anos.

 

3 – Precisar organizar suas tarefas

 

Você não é mais um em uma linha de montagem, agora a responsabilidade do todo é apenas sua. Depois de traçar um plano de metas, é preciso organizar as tarefas que deverão ser feitas para atingir os resultados desejados.

 

Coloque tudo o que precisará ser executado no papel e divida as tarefas maiores em micro tarefas para ficar mais fácil de executar. Lembre-se que se surgirem obstáculos no caminho, sempre poderá fazer ajustes até chegar onde deseja.

 

4 – Trabalhar excessivamente

 

dificuldades de trabalhar em casa

 

Uma das principais dificuldades de trabalhar em casa é não ter horários definidos de trabalho, muitos empreendedores trabalham a ponto de não terem hora para sair ou para almoçar.

 

Se você é uma pessoa que precisa de disciplina de horários, é bom comprar uma agenda e anotar as tarefas do dia dentro dos horários que precisam ser feitas. Nunca fique sem fazer, pelo menos, uma hora de almoço, e de dar algumas paradas a cada hora para dar tempo da cabeça desanuviar.

 

Uma dica para combater o excesso de trabalho e o estresse é reavaliar suas tarefas. Sempre que possível, repense o que você está fazendo e os resultados. Se estiver trabalhando demais e sem tempo pra família repense sua rotina. Trabalhar em casa deve ser uma coisa agradável do contrário não vale a pena.

 

5 – Não ter um local adequado para o trabalho

 

É comum para quem trabalha em casa fazer escritório improvisado, no entanto, não é porque você trabalha com um notebook que precisa passar o dia com ele no colo sentado no sofá.

 

Não é preciso ter toda infraestrutura de uma empresa, mas é importante providenciar uma mesa, com cadeira confortável, e deixar tudo que será necessário para executar suas tarefas, sempre ao alcance da mão.

 

É importante ter um mobiliário mínimo que forneça conforto e segurança para trabalhar. Se você pretende produzir coisas para revenda, tenha a mesa sempre limpa e organizada, e também compre um armário só para guardar suas ferramentas/equipamentos e seu estoque de matéria prima e produtos prontos.

 

6 – Interferências familiares

 

A interferência dos familiares no trabalho realizado em casa é bem comum. Essa é também uma das principais dificuldades de trabalhar em casa.

 

É comum que as pessoas pensem que você não faz nada o dia inteiro, apenas porque trabalha em casa. É preciso saber lidar com isso, principalmente para não magoar as pessoas.

 

Explique que no horário comercial você também está trabalhando e não pode sair para fazer compras no mercado, ou talvez para levar/buscar os filhos na escola. Também não está disponível para receber visitas durante o dia, ou sua produtividade irá para o ralo.

 

Com muito diálogo é possível contornar essa situação. Porém, se não conseguir conversando, você pode tentar mudar seu local de trabalho de forma que fique um pouco mais isolado.

 

7 – Ter foco nos resultados

 

Quando trabalhamos em uma empresa acabamos não sabendo todo esforço necessário para atingir as metas do mês. Isso é comum, pois somos parte de uma equipe onde cada um tem sua finalidade.

 

Porém, trabalhando em casa, você passará a ser o único responsável por alcançar as metas que foram estipuladas, então é importante manter o foco para não ter problemas financeiros todos os meses.

 

Isso quer dizer que você deve estar atento às suas metas, se policiando para não deixar de cumprir. Para isso, será necessário ter muita disciplina, eliminar distrações e trabalhar o necessário para cumprir suas metas.

 

8 – Não separar as horas de lazer (a maior das dificuldades de trabalhar em casa)

 

As férias anuais remuneradas, e os feriados de folga no meio da semana, deixam de existir quando se trabalha em casa (chegará um momento que nem saberá que é feriado). Essa é talvez a maior das dificuldades de trabalhar em casa.

 

Isso acontece, pois fica difícil realizar todas as tarefas e ainda encontrar tempo para descansar. Não caia nessa. Estipule pelo menos um dia na semana para fazer as coisas que gosta, descanse a cada hora, permita-se uma refeição mais prolongada, se te der prazer, e até mesmo tire uma soneca após o almoço, para renovar as baterias.

 

9 – Perder o convívio social e relações interpessoais 

 

Por mais interessante que seja trabalhar em casa, você deve observar se este trabalho não está te isolando do mundo. Um trabalho realizado em casa deve permitir ao empregado que faça intervalos e possa conversar com vizinhos, dar algumas saídas ou levar os filhos à escola.

 

Do contrário, esse trabalho apenas estará sendo realizado em casa, mas não estará permitindo que você possa usufruir de nenhum benefício.

 

Se você for um empreendedor, reserve um tempo para sua agenda social, para visitar pessoas e conhecer novos potenciais clientes, o convívio social poderá acrescentar muito ao seu trabalho.

 

10 – Dedicar menos tempo aos filhos do que dedicaria se não estivesse trabalhando em casa

 

Não raro, pessoas que trabalham em casa caem na rotina de trabalho excessivo e começam a perder tempo que poderiam passar com familiares e qualidade de vida. Às vezes o que se buscou em um trabalho em casa ficou pra trás a muito tempo.

 

O estresse e correria do dia a dia fazem parecer que trabalhar excessivamente é normal, no entanto, não é bem assim. Se a maior das suas dificuldades de trabalhar em casa for essa. Se você chegou a esse ponto, deve repensar o seu trabalho em casa.

 

Não inverta seus valores, não vale a pena! Não deixe que o trabalho domine a sua vida!

 

Portanto, pense bem em realizar seu trabalho em casa, faça de forma que seja agradável e bom.

 

Estar em casa trabalhando e disponível é bom, mas, como você viu é bom estabelecer, limites, horários e rotinas!

 

Grande Abraço

 

Maris Pedrini

Sobre o autor | Website

Maris Pedrini
Empreendedora Digital

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

17 Comentários

  1. Vanessa disse:

    Trabalhar em casa é realmente um grande desafio. Adorei todas estas dicas, me ajudou a fazer uma reflexão sobre alguns pontos que preciso mudar.

  2. Luiz Henrique disse:

    Parabéns pela excelente matéria. Particularmente me identifiquei com a 4-Trabalhar excessivamente. As vezes parece que estou dando voltas sem sair do lugar.

  3. Gladson Cardoso disse:

    Eu creio que a dificuldade maior em trabalhar em casa e a mentalidade da família! pois acham que a pessoa está sem fazer nada, só na internet, e é preguiçoso kkkk

  4. Excelente artigo, Maris! Parabéns! Realmente, essas são as principais dificuldades que eu enfrento pelo fato de trabalhar em casa. Me identifiquei com quase todas, principalmente a nº 6. Já pensei até em investir em um espaço num Cowork, só pra ter mais sossego rsrsrs.

  5. mariana cristina toleto disse:

    ótimo artigo. duas coisas que me atrapalham são não ter um lugar apropriado para trabalhar, trabalho aqui na sala e outra coisa me atrapalha é que assistem televisão no útimo volume

  6. Patricia Silva disse:

    Olá Maris, parabéns pelo artigo, eu tenho muita dificuldade em ter foco no trabalho, e não tenho horários certos, o seu artigo me ajudou muito, agora é só por em prática, obrigada.

  7. Carla Pereira disse:

    Trabalhar em casa não é tarefa das mais fáceis não. As pessoas se enganam achando que tudo é muito fácil, mas não é bem assim.

  8. Ronaldo Vieira disse:

    Trabalhando em casa tem horas que a gente se perde mesmo, precisamos nos organizar e ter foco nos nossos projetos para dar certo, Obrigado pelas dicas.

  9. Gilka Silva disse:

    Dicas de ouro que você passou aqui no seu artigo!
    Me vi em vários…
    Limite – horário e rotina é tudo!!!!
    Parabéns

  10. Priscila Ines Alves disse:

    As dicas são incríveis em certo momento da minha vida me encontrei passando pela dica nove, realmente devemos aprender a separar um tempo para nós, amigos e filhos.

  11. Luciana Paiva disse:

    Maris, que post excelente, realmente são todas verdades que todo empreendedor caseiro passa. E há quem diga que é fácil!

  12. Alan Andrade disse:

    Caramba , é tudo que precisava ver esse artigo , pois tenho passado dificuldade com isso
    no momento tenho trabalho formal , e tambem meu negocio em casa pela internet a falta de organizaçao e a interferencia familia acaba com minha produtividade a ponto de ir dormir tarde e nao consegui realizar nada .. . Muito bom artigo

  13. ROSANA NOGUEIRA disse:

    Muito bom artigo.
    É preciso se organizar e ter foco,
    Só assim para conseguir ter resultado!

  14. Evertom Henrique disse:

    Jà tive muitas dificuldades no Marketing Digital no início.. Mais graças a Deus hoje já superei e faço muito dinheiro na internet. Parabéns pelo artigo

  15. Tiago Almeida disse:

    Ótimo artigo, parabéns. Este artigo me ajudou bastante. Obrigado

  16. Flávio disse:

    Maris seu artigo vai me ajuda muito estou começando a trabalha online e sou desorganizado,ter um local só pra isso é melhor pra se concentra no trabalho,muito obrigado por compatilhar seu conhecimento

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.