Home Office

Como Trabalhar Em Casa Com Home Office

Como Trabalhar Em Casa Com Home Office

Trabalhar em casa com home office é uma boa alternativa de trabalho.  Fugir da rotina, do estresse do trânsito, acordar mais tarde, administrar o tempo e a casa. Tudo isso são ideias interessantes.

 

No Brasil, o trabalho realizado em casa ficou conhecido como Home Office. Essa expressão é inglesa e significa “escritório em casa”, na tradução para a língua portuguesa.

 

Esse tipo de trabalho é desenvolvido em ambientes diferenciados e que compartilham a infraestrutura do ambiente doméstico.

 

Bem, neste momento você deve estar se perguntando se é possível?

 

É possível sim. E depende da sua iniciativa e persistência para a realização desse sonho.

 

Porém, nem todos os tipos de trabalho permitem a escolha dessa modalidade. Muitas vezes o trabalho a ser realizado exige a presença do colaborador todos os dias no local, por razões técnicas, como a impossibilidade de se utilizar equipamentos ou materiais do serviço em casa, ou pela necessidade de atendimento ao público.

 

Além disso, a empresa tem que possuir o programa que permita o teletrabalho ou Home Office. Já como um empreendedor você poderá trabalhar em casa, se escolher um ramo de atividade que permita  que execução de tarefas ou administração seja feita em casa.

 

Trabalhar em Casa com Home Office – Perfil

 

É necessário que você tenha o perfil adequado para trabalhar em casa, disciplina, organização, senso de prioridade, são características importantes. Pois, normalmente, este tipo de trabalho tem normas rígidas de produtividade. É uma antiga máxima, não existe o “bônus sem o ônus.” Isso porque, geralmente, para quem trabalha em casa as horas de deslocamento passam a ser contadas na produtividade.

 

Você, também terá que se adaptar à ausência de pausas para o cafezinho e o bate-papo com os colegas, e se acostumar a concentrar por mais tempo nas atividades diárias.

 

Portanto, você deve pensar bem antes de assumir as atribuições ou empreender em casa, pois muitas vezes deverá conciliar as atribuições de pai/mãe, esposo/a e administração do lar com suas tarefas profissionais, o que causa dificuldades na realização do trabalho.

 

Trabalhar em Casa com Home Office – Família

 

Para a realização do Home Office, é comum o trabalhador ter que “driblar” interrupções de filhos, ou lidar com a incompreensão da família e dos amigos, que muitas vezes, não consegue entender bem a rotina de quem precisa entregar trabalho com prazo determinados.

 

Se isso acontecer, você deve dialogar com a família e tentar conciliar suas atividades com as atividades da casa. Estabelecer horários, fazer cronogramas, fixar hábitos, são atitudes que vão ajudar você sua família a se acostumarem com os horários e a rotina do Home Office.

 

Trabalhar em Casa com Home Office – Concentração e disciplina

 

Outro ponto importante é manter a concentração, a disciplina e o foco. O fato de estar em casa pode fazer com que você sinta vontade de realizar outras tarefas do dia a dia, que não costuma fazer normalmente, como levar os filhos todos os dias ao colégio ou fazer as compras semanalmente, ao invés de fazer de quinze em quinze dias.

 

Portanto, é preciso concentrar-se nos prazos e na produtividade, planejando corretamente os períodos de trabalho e os intervalos.

 

Deve-se procurar manter uma rotina, de forma que haja um cronograma mais ou menos pré-estabelecido para a realização das tarefas, assim, fica mais fácil atingir os objetivos.

 

 Trabalhar em Casa com Home Office – Faça Intervalos

 

É preciso ter cuidado para não ser absorvido pelo trabalho e passar longas horas trabalhando. Assim como no trabalho convencional, o trabalho em casa exige pausas, descansos, e recompensas.

 

Ainda que você mantenha quase sempre uma disciplina com horários e prazos, é recomendável que, de vez em quando, faça coisas que normalmente não faria. Dê uma volta na hora do almoço, leve seu filho ao colégio, desça para tomar um sorvete às cinco da tarde. Assim, vai evitar o estresse a tensão de ficar o tempo todo dentro de casa.

 

Faça Home Office

 

Trabalhar em Casa com Home Office

 

Se você já pesou os pontos positivos e os pontos negativos, é ora de escolher a atividade ou o emprego e lançar-se no Home Office.

 

Lembre-se que nem tudo é maravilhoso, mas trabalhar em casa pode te dar oportunidades únicas de realizar projetos de vida, como ver seus filhos crescerem e praticar atividades físicas, intelectuais e até algum hobby.

 

Por isso, vale a pena buscar o seu sonho, se dedicar, tentar encontrar aquela atividade que lhe dê a possibilidade de conciliar a atividade laboral com a rotina e o dia a dia de sua casa!

 

Se você gostou da matéria, curta e nossa página no facebook e deixe seu email para receber notícias!

 

Sobre o autor | Website

Maris Pedrini
Empreendedora Digital

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.