Como Aumentar o Tráfego do Seu Blog

Hoje vamos falar sobre como aumentar o tráfego do seu blog.

 

´Como Aumentar o Tráfego do Seu Blog

 

Quem cria um blog está pensando em se comunicar com as pessoas. Hoje em dia existe uma função comercial para criação de blogs. Porém, antes de vender qualquer coisa é necessário se comunicar com as pessoas e criar uma audiência. Somente pela confiança será possível fazer a indicação de produtos ou infoprodutos.

Portanto, é necessário estruturar o blog de forma que possa receber bastante visitas. Quem está procurando como aumentar o trafego do seu blog vai precisar deixá-lo interessante, para atrair a atenção das pessoas.

E como fazer isso. Esse é o tema do artigo.

Vamos às dicas:

1.Fazer a otimização com técnicas de SEO

Como Aumentar o Trafego do seu Blog

Se você quer saber como aumentar o trafego do seu blog, deve saber que precisa estar nas primeiras páginas do Google. Isso é importante para que você atraia  pessoas para visitar o seu blog. E, para conseguir isso, é fundamental a utilização de técnicas de SEO.

Aqui no blog já falamos sobre a importância do SEO para o seu site

As técnicas de SEO são bastante utilizadas para que o site possa ser encontrado nos mecanismos de buscas como o Google, Yahoo, Bing, entre outros.

Como dissemos no artigo citado, a partir das buscas feitas pelas pessoas é possível posicionar seu site ou seu artigo de modo que possam ser facilmente encontrados pelos buscadores.

São muitos os fatores que contribuem para o ranqueamento de um site.

Vamos então relembrar algumas dicas de SEO:

 

SEO na Página

 

A otmização do site começa dentro da página, é o chamado SEO on page. Visa configurar a página para a busca de pessoas interessadas no assunto do post.

É necessário fazer uma pesquisa de palavras-chave para descobrir o que interessa a um determinado público nas pesquisas dos buscadores.

Deve ser feita uma boa pesquisa de palavras-chave orientada para as buscas do público alvo.  Depois disso deve-se criar conteúdo onde apareçam alguns tópicos importantes no SEO on page:

  • O titulo SEO deve aparecer no início da página;
  • Na url do post;
  • Deve ser repetido de maneira natural e semântica no texto;
  • No título e descrição “alt” das imagens;
  • Na meta descrição;

 

Além disso, é importante produzir conteúdo relevante, com boas respostas para as pesquisas. Não adianta fazer uma boa otimização se o conteúdo não for relevante.

 

SEO off page

 

O SEO off page é a otimização baseada na quantidade e qualidade dos links que apontam para sua página e conteúdo.

Quanto mais conteúdo  tiver apontando para seu  site ou se você tiver seu conteúdo como referência através da linkagem de uma página ou conteúdo, mais relevância seu site ganha do Google e assim, mas bem posicionado o seu conteúdo fica nas páginas de busca.

Mas não adianta sair espalhando links do seu conteúdo pela internet. A qualidade dos sites que apontam para o seu também é considerada pelo Google. Portanto, é importante observar a qualidade dos links, além da quantidade.

Utilizar-se de  qualquer domínio, fazer spam, e comprar links são práticas consideradas desonestas pelo Google e afetam negativamente a otimização  do site.

Portanto, muito cuidado como você recebe os links.

Quanto à otimização do site com técnicas de SEO, é impor observar dois aspectos:

O trabalho de SEO é contínuo. Por isso, é necessário estar sempre atualizando o  conteúdo (e isso é um fator de rankeamento também é importante!) e estar ciente das atualizações que o Google faz no seu motor de busca.

o trabalho de SEO requer paciência. O resultado demora para aparecer, é todo um trabalho que requer perseverança, paciência e muitos links. Mas é um trabalho que vale a pena.

 

2.Produzir conteúdo relevante

 

Como falamos  o conteúdo relevante pode contribuir para os resultados do SEO de seu site. Quando alguém entra em um link do Google e dá só uma olhada rápida e sai, isso é visto como negativo pelos motores de pesquisa.

Isso porque  o objetivo do Google é ajudar as pessoas fazendo com que elas encontrem o que elas buscam. Ao fazerem uma pesquisa as pessoas  vão se deter no que for exatamente o que elas estão procurando e no conteúdo mais completo.

E é aí que entra o conteúdo relevante.

Um bom conteúdo, cria um vínculo com a sua persona, informa, educa, adiciona valor a sua marca e dá a autoridade para a sua empresa, estimulando o seu potencial cliente para manter em mente a sua marca no momento de fechar o negócio.

 

3.Divulgar Conteúdos em Redes Sociais

 

Além de produzir bons conteúdos é necessário divulgá-los para que as pessoas o encontrem. E, uma ótima maneira de aumentar o tráfego para o seu site é utilizar os canais nas redes sociais para promover o seu conteúdo!

O Twitter é ideal para mensagens rápidas e links sedutores. O LinkedIn é ideal para empresas e o público corporativo. Já as mídias como instagram  ou Pinterest utilizam o poder da imagem e são ideais para produtos e empresas cuja divulgação é feita com base em imagens.

O facebook é uma rede baseada em relacionamento e, dessa forma,  privelegia estratégias baseadas em dibulgação de conteúdo, curtidas e fans. Nessa rede a postura da instituição, empresa ou do profissional é fundamental para a divulgaçã correta dos produtos.

 

4.Investir em anúncios pagos

 

Outra ótima maneira de conseguir tráfego para o blog é investir em anúncios pagos. Para isso, você pode fazer publicidade em mídias sociais, anúncios no Google Adwords e no facebook e, assim, promover seu site entre as pessoas.

É interessante focar no objetivo da estratégia se é apenas tráfego ou se você pretende converter. Dessa forma, vai ser possível definir a estratégia correta de acordo com cada ferramenta.

O Facebook Ads tem sido um investimento recorrente tanto para os novos quanto para os mais experientes no marketing digital.

 

 

5.Apostar em Conteúdo Diversificado

 

Criar conteúdo diversificado é legal porque permite verificar aquilo que dá mais resultado e entender o que seu público gosta. A variação pode ajudar a agradar leitores com perfis diferentes. Pra isso vale variar o tamanho, o tipo do conteúdo e postar vídeos e infográficos.

No entanto, é sempre bom observar que aquilo que está dando certo deve ser mantido.

É importante também observar o tipo de conteúdo para cada lugar, a linguagem no blog vai ser diferente da linguagem do facebook e do instagram, por exemplo.

 

6. Postar Conteúdo em  outras plataformas

 

Uma estratégia boa para quem quer saber como aumentar o tráfego do seu blog, é divulgar seus conteúdos em outras plataformas.

Colocar conteúdo em outra plataformas é como  fazer uma propaganda. Quem vê seu conteúdo vai entrar no seu blog e assim, procurar outros títulos e se gostar, vai estar sempre te visitando.

Existem algumas plataformas profissionais e portais que permitem a divulgação de conteúdo como o Linkedin e o Medium.

O Medium funciona como uma mistura de Reddit, Tumblr, Pinterest, em que o conteúdo de texto é publicado e divulgado, de acordo com marcas e coleções divididas em temas. As pessoas que navegam no medium também podem ter acesso ao seu conteúdo e irem para o seu blog.

Fique de olho nas métricas, faça publicações constantes e acompanhe o tráfego. Assim, você vai conseguir obter os resultados que deseja.

Essas foram as dicas de hoje!

Forte Abraço

Maris Pedrini

 

 

 

Maris Pedrini

Maris Pedrini Empreendedora Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *