Criar Negocio

Abrir Um Negócio de Espetinhos de Churrasco

Abrir Um Negócio de Espetinhos de Churrasco

É comum no cenário de grandes e pequenas cidades a existência de pessoas vendendo alimentos ao ar livre. Essas pessoas optam por essa atividade devido à falta de oportunidades de emprego e de olho na demanda existente com o tráfego de pessoas nas ruas, seja voltando para casa do trabalho, indo para a faculdade, ou até mesmo indo trabalhar.

Com o passar do tempo aquela pipoca tradicional que existia na frente da igreja e dos colégios foi dividindo espaço com outros tipos de comida, como: cachorro-quente, salgados, tortas e churrasquinhos.

O churrasco, prato típico e popular no Brasil, cuja tradição era ser servido em casas especializadas como churrascarias, em restaurantes e hotéis, popularizou-se e passou a ser comercializado também nas ruas.

Paralelamente, foram também surgindo bares especializados nesse prato, criando-se a versão mini do prato: o churrasquinho ou espetinhos de churrasco.

Esses espetinhos de churrasco caíram no gosto popular pela rapidez e praticidade de consumir em meio às ruas, da mesma forma que a pipoca.

 

Como  Montar

Nesse cenário, ter um negócio de espetinhos passou a ser uma atividade interessante para quem gosta do assunto. Até porque, não é preciso muita habilidade para o preparo de churrasquinhos.

Então essa é a dica de hoje: abrir um negócio de espetinhos de churrasco.

Esse tipo de negócio pode ser lucrativo e tanto funcionar como uma renda extra como atividade principal.

Para começar, faça uma pesquisa de mercado e veja a concorrência, o público-alvo, o gosto do público e a expectativa em relação a churrasquinho. Também devem ser analisados os preços praticados pelos concorrentes, o padrão dos bares já existentes e as características dos clientes.

Essa pesquisa é importante para detectar as dificuldades que possam aparecer, de forma que você possa planejar seu negócio da melhor maneira possível quanto ao público e à localização.

Além de analisar o mercado é importante que você tenha em mente que mesmo que exista muita concorrência o seu produto pode ser diferenciado e atrair um público maior pela qualidade.

Além disso, uma boa estratégia de divulgação e a realização de campanhas e promoções serão fundamentais para o lançamento e o sucesso do negócio.

 

Onde Montar

O local escolhido deve ser um local com um bom movimento de pessoas, próximo a edifícios residenciais e comerciais, onde tenha pessoas saindo do trabalho, próximo a faculdades e em praças.

Para escolha do local você deve ter em mente que montará um negócio para resolver um determinado problema: a pessoa está com fome e não pode esperar para comer alguma coisa. Porém, se a pessoa não estiver necessariamente com fome, você vai despertar o interesse pelo churrasquinho na pessoa que passar pelo seu ponto.

 

Estrutura

Algumas características devem ser observadas, quanto à estrutura do local:

  • Verificar se na rua escolhida permite-se a comercialização de alimentos;
  • Estrutura que atenda às exigências legais;
  • Funcionamento de serviços públicos como luz, água (se for necessário) e recolhimento de lixo;
  • Possibilidade de estacionamento no local (no caso de você trabalhar com um carrinho);
  • Acesso dos clientes (a localização do seu negócio deve ter acesso facilitado para os clientes);
  • Facilidade de descarregamento. No caso de um negócio estruturado em um ponto comercial, é importante observar também a possibilidade de entrega de produtos como matéria-prima e insumos.

 

Como Formalizar

Se você optar por ter um negócio estruturado como um bar, deverá fazer a abertura formal da empresa. A opção por um estabelecimento tradicional importa em custos com a formalização do negócio, com mobiliário entre outras coisas.

Nesse caso, leia esse artigo publicado aqui no blog sobre Como Abrir Uma Empresa.

 

Como Estruturar o Negócio

Se você for abrir um bar terá de verificar se a área do local atinge às expectativas para receber o número de pessoas desejado. A estrutura deve conter salão com mesas para os clientes, banheiros exclusivos para clientes (separados para homens e mulheres) e para funcionários, local para armazenamento e refrigeração de bebidas, cozinha e caixa.

Não se esqueça de planejar a estrutura de forma que dê mobilidade a funcionários e clientes. É muito comum vermos bares ou restaurantes superlotados de mesas que prejudicam a mobilidade dos clientes e funcionários.

Por isso é necessário fazer um bom planejamento para que não se peque na estruturação, colocando os lucros acima da qualidade dos serviços prestados. Mesmo que você tenha um ótimo produto, uma estrutura ruim pode comprometer o sucesso do seu negócio.

 

Cardápio

Faça um cardápio interessante e variado e apresente sugestões novas aos clientes. A inovação e a variedade são elementos que costumam agradar e ajudam a cativar clientela.

Se você deseja oferecer variedades no cardápio, sugiro que pesquise o assunto e faça cursos como o Mestre do Espetinho, para aprender a fazer molhos, acompanhamentos e sobremesas, além de aprender sobre o preparo de churrasquinhos.

Espero que este artigo te ajude e te inspire a começar o seu negócio.

Se você gostou curta e compartilhe!

Sobre o autor | Website

Maris Pedrini
Empreendedora Digital

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.