5 Ótimas Maneiras de Ganhar Dinheiro Extra

Como Ganhar Dinheiro Extra

Ao ler o título do artigo você deve estar pensando em 5 ideias de negócio para ganhar dinheiro extra.

Mas hoje aqui, vou falar de 5 formas, ou seja, atitudes, pensamentos, ideias que te levam à ação. Vou falar sobre ideias ou formas de você pensar ou agir para ganhar dinheiro de forma simples.

Outro dia fui ao mercado de verduras e legumes do meu bairro, onde sempre faço minhas compras e descobri que estavam redimensionando o espaço para adequar os novos produtos que agora seriam comercializados.

A comerciante identificou a demanda por produtos que normalmente são encontrados em supermercados, mas que não existem para compra no centro da minha cidade.

Apesar de não ser uma cidade muito grande os supermercados se concentraram em bairros distantes e o centro ficou desguarnecido de comércio de produtos como: margarina, fermento em pó, milho, e outras coisas assim.

Observando o  mercado, a comerciante fez uma expansão do seu negócio, em plena crise.

Da mesma forma, você pode observar o mercado consumidor à sua volta, no seu bairro, na sua cidade e detectar algum tipo de necessidade específica de serviço ou produto e assim, descobrir um nicho de mercado.

A Renda Está Curta

 

No nosso dia a dia, muitas vezes identificamos que as despesas estão alcançando as receitas. Ficamos perplexos como o aumento das contas e o crescimento das despesas, enquanto nossa “receita”, que é o salário, continua paralisada.

Surge então uma necessidade de conseguirmos ganhar um dinheiro extra e começamos a maquinar sobre as possibilidades de negócios a serem montados.

O nosso erro pode estar em pensarmos em “negócios”, porque ganhar dinheiro extra não tem necessariamente que ser por meio da criação de um negócio.

Mas então, o que fazer? Como acrescentar minha renda? Como conseguir dinheiro extra?

A questão é que devemos pensar fora da caixa. Muitos negócios de sucesso começaram como uma forma de ganhar dinheiro extra e se tornaram a atividade principal.

Para isso, tenho algumas sugestões:

 

1. Aprender uma nova profissão

 

Se suas contas não fecham e você pretende ganhar dinheiro extra uma ótima opção é aprender uma nova profissão. Procurar alguma coisa que você gosta, já faz ou saber fazer.
Fazer um hobby para ganhar dinheiro extra é uma ótima ideia porque une o útil ao agradável.

São exemplos disso:

  • pessoas que cozinham e acabam montando um restaurante;
  • pessoas que tocam algum instrumento e dão aulas ou tocam em alguma banda;
  • pessoas que tem formação artística e vão dar aulas de pintura e artes;
  • pessoas que tem formação na área de direito ou engenharia e vão dar aulas.

 

Esses são alguns exemplos, mas é claro que você deve conhecer outros, na sua casa, na sua rua, no seu bairro sempre tem alguém que sabe fazer alguma coisa muito bem e poderia trabalhar com essa atividade.

Eu conheço pessoas que resolveram realizar um sonho na profissão depois de terem conseguido a estabilidade financeira.

Mas o contrário também é possível, você pode se realizar profissionalmente e se estabilizar financeiramente com uma atividade nova, diferente daquilo que você já faz profissionalmente.

 

2. Identificar um talento, algo que você saiba fazer muito bem e que possa viver disso

 

Você pode:

  • tornar-se autor;
  • trabalhar como freelancer em plataformas que oferecem trabalhos de redação;
  • dar aulas de culinária;
  • fazer algum alimento pra vender.
  • começar um projeto digital;
  • entrar no ramo de artesanato;
  • profissionalizar o hobby de consertar carros ou coisas, de fazer reparos e consertos em casa.

 

Enfim, são muitas possibilidades de atividades que podem garantir dinheiro extra.

 

3. Identificar nichos de negócios

 

Uma forma de ganhar dinheiro é identificar nichos de negócios. Isso mesmo. Lembra do caso do mercado do meu bairro?

A dona do mercado não planejou aumentar o seu negócio, ela apenas observou que o bairro tinha carência de produtos típicos de mercadinho ou supermercado e resolveu investir nesse nicho, sabendo que o retorno é certo.

Você pode até pensar que pra ela é fácil porque ela já tinha um mercado, mas e os outros possíveis nichos? Será que não existe uma demanda no seu bairro, na sua cidade?

O ideal é que você esteja atento às oportunidades e, quanto resolver entrar em algum nicho, pesquise o ramo de atividade que você deseja implementar. Observe os problemas do seu bairro, da sua cidade, que serviços estão faltando?

Que produtos não são facilmente encontrados?

Para que tipo de coisa existe demanda?

Essa pesquisa pode ser feita indo a lugares, perguntando, frequentando os mais variados tipos de estabelecimentos que prestam serviços e vendem produtos.

Você vai começar a pensar como um empreendedor, tentar identificar oportunidades de uma forma natural. Esse tipo de conhecimento não é aquele adquirido em livros, mas é uma vivência mesmo.

No nosso dia a dia, no cabeleireiro, no açougue, no bar, nas conversas informais muitas vezes temos sugestões de negócios que não existem na região ou que podem funcionar melhor.

Uma vez observada a demanda você deve procurar identificar os custos, fazer um planejamento do negócio para saber a viabilidade, como começar, quanto gastar, o que é preciso para montar. Esses detalhes do planejamento vão te ajudar a estruturar o negócio ou atividade de forma que você comece sabendo o que pode ganhar e quanto pode crescer.

 

4. Entregar valor, ser diferenciado

 

Hoje em dia a crise, e o desemprego, têm feito as pessoas tornarem-se empreendedoras. E isso é muito bom, porque a concorrência aumenta e a qualidade dos produtos e serviços tende a aumentar também.

Porém se você vai começar um pequeno negócio ou uma atividade pensando em ganhar dinheiro extra, não precisa se preocupar tanto com a concorrência, porque nesse caso ela é menor. Mas, se você entregar algo que agrade a sua clientela suas chances de ultrapassar a concorrência são muito grandes.

Pra isso você deve entregar valor, fazer as coisas de uma forma diferenciada, procurar agradar sua clientela.

Uma ideia; um brinde; uma campanha que promova histórias de clientes; uma aula grátis; brinde por indicação de amigo para o curso; coisas assim promovem a sua atividade e consolidam sua clientela.

 

5. Comece um negócio ou preste um serviço novo

 

Além dessas maneiras ditas acima. Você pode inovar e começar a prestar um serviço ou vender um produto, alguma coisa totalmente diferente e que vai fazer sucesso na sua cidade.

Se você não tiver a ideia, pesquise e busque inspiração em revistas e na internet.

Atualmente, as pessoas estão inovando para oferecer serviços e produtos diferenciados. São exemplos disso as barbearias que oferecem cervejas artesanais e as casas de festas infantis, que foram totalmente reestilizadas nos últimos anos.

Reunindo duas coisas em uma assim, é possível oferecer um serviço totalmente diferenciado. É claro que deve haver coerência nessa escolha, pois, existem coisas incompatíveis.

Uma outra forma de inovar e agradar é pesquisar um sabor novo para um produto que é vendido na localidade, como um novo sabor de picolé. Quem não conhece as paletas mexicanas? Elas chegaram e agradaram em cheio não é mesmo? Pode ser também a variação de uma comida, como comida árabe, mexicana, regional, enfim, aí é com você. Vale a pena pesquisar e procurar uma ideia nova para fomentar um negócio ou atividade.

Bem, como você viu, deixei algumas maneiras de você pensar ou agir para ganhar dinheiro extra. Não são propriamente ideias de negócio, mas são maneiras de você ganhar dinheiro com qualquer oportunidade que identificar.

Se gostou do artigo, compartilhe com os seus amigos.

Maris Pedrini

Maris Pedrini

Maris Pedrini Empreendedora Digital

2 comentários em “5 Ótimas Maneiras de Ganhar Dinheiro Extra

  • 4 de julho de 2017 em 22:07
    Permalink

    muito bom ideal maravilhosas quero te parabenizar por esse teu trabalho bilhante DEUS TE ABENÇOE

    Resposta
    • 5 de julho de 2017 em 08:04
      Permalink

      Oi Josemar! Obrigada! Que bom que vc gostou! Continue acompanhando nossos conteúdos. Um abraço!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *