Home Office

12 Dicas de Como Montar Seu Home Office

12 Dicas de Como Montar Seu Home Office

 

Como montar seu home office poderá significar a diferença entre produzir muito, ou ficar empacado com distrações do lugar, o que aumentará a procrastinação e em consequência, a frustração.

 

Como Montar seu Home Office

 

Na hora de começar a trabalhar em casa muita gente começa num canto da mesa da copa, ou acaba improvisando o local sem planejar muito.

 

Com o passar do tempo isso pode fazer com que o ambiente de trabalho torne-se indesejado, o que criaria uma autossabotagem mental para não trabalhar, e não ter sucesso.

 

Por isso, por mais que sue trabalho seja simples, é importantíssimo pensar e planejar o lugar onde essas tarefas serão executadas.

 

Se estava acostumado com ambientes coletivos de empresas, pode ser bem complicado pensar no home office , mas sempre é possível chegar em um bom senso e ter um local com a sua cara.

 

Veja abaixo 12 dicas que separamos para você saber como montar seu home office seja qual for seu tipo de trabalho.

12 dicas de como montar seu home office sem estresse

 

Alguns empreendedores enfrentam muitas dificuldades para trabalhar em casa, pois acabam se perdendo com a liberdade de horário, ou ainda com a falta de planejamento para executar as tarefas. E, muitas vezes a desorganiação gera acúmulo de trabalho e necessidade de horas-extras para cumprimento das tarefas.

 

Contar com um ambiente de trabalho enxuto e sem distrações é fundamental para aumentar a concentração e evitar que a rotina da casa te destraia. Veja nossas dicas:

 

Como Montar seu Home Office

 

1 – Menos é mais

 

Se tem uma hora que muita gente fica perdida e sem saber como montar seu home office é quando vai pesquisar sobre mobiliário. As opções são infinitas e uma mais legal e bonita que a outra. Porém ter um escritório em casa que pareça uma capa de revista pode não ser muito efetivo, já que móveis mais rebuscados são bonitos, mas não necessariamente funcionais.

Pense em linhas mais retas, uma cadeira ergonômica para manter a coluna em dia, e apenas o essencial para desempenhar suas funções.

 

2 – Iluminação correta

 

Quando trabalhamos em empresas, nem sempre dá para ter uma mesa na janela, mas em casa é outra história. Procure ficar próximo a uma janela para ter luz natural durante o dia, que ajuda a manter você alerta e evita a vontade de dormir na frente do teclado.

Se o espaço for pequeno (uma parte da sala, por exemplo), escolha ter luminária de mesa, assim caso precise trabalhar em horários estranhos, não atrapalhará outras pessoas que estiverem no ambiente.

 

3 – Cores

 

Todo mundo sabe que as cores podem estimular, ou desanimar. Então se você tem uma sala só sua em casa, procure pintar as paredes com cores mais vibrantes como verde claro, ou azul. Cores quentes devem ser colocadas apenas em uma das paredes para dar equilíbrio, pois vermelho, laranja e afins animam demais e podem causar distrações. Fuja do cinza, branco e cores escuras, para não carregar o ambiente.

Saber harmonizar cores é um passo importante na estratégia de como montar seu home office de sucesso!

4 – Decoração

 

Sua sala PRECISA ter um sofá descolado? Você AMOU aquela cadeira de designer e quer ter ela ao alcance dos olhos? É preciso tomar cuidado quando falamos de decoração para home office, principalmente se você for receber pessoas no seu espaço. Nesse caso apenas cadeiras confortáveis são suficientes e também uma mesa para apoiar papeis e outras coisas. Se for colocar quadros nas paredes opte por arte abstrata que prende menos atenção que paisagens e rostos de pessoas. TUDO pela produtividade!

 

5 – Sua saúde em primeiro lugar

 

Quando você pensa em como montar seu home office, deve ter em mente que o espaço deverá estar adequando de forma que contribua para sua saúde.

Tenha uma mesa de trabalho que permita ter seus equipamentos bem distribuídos e próximos. A cadeira precisa ser confortável e oferecer bom apoio para a coluna e também para os pés. Se você tiver uma estrutura de trabalho complexa é importante que o local seja amplo e que permita se movimentar em volta sem correr risco de acidentes.

 

 

6 – Elimine as distrações

 

Nada de colocar a mesa de frente para a televisão, ou deixar o celular grudado em você e se distrair toda hora com as redes sociais. Um dos maiores desafios de trabalhar em casa é justamente o número enorme de distrações que existem, e que podem fascinar a qualquer momento, principalmente quando queremos adiar decisões.

Explique para os possíveis familiares que estiverem em casa, qual é seu horário de trabalho e peça educadamente que não perturbem durante esse período. É ótimo estar perto dos filhos, mas tudo precisa ter sua hora e espaço.

 

7 – Fuja do que não gosta

 

Na empresa onde trabalhava tinha um armário de aço que você detestava? Então não tenha um exatamente igual em sua casa. Procure não repetir a decoração que você não gostava no escritório corporativo, para não ter lembranças desagradáveis.

Agora é a hora de deixar o home office com a sua cara.

 

8 – Armazenagem de documentos e afins

 

Arquivos, prateleiras, aparadores, procure ter sempre um local para guardar documentos, materiais, ferramentas, equipamentos. Crie um sistema de arquivamento que seja prático para não perder tempo procurando as coisas.

No caso de produção de peças artesanais é preciso ter tudo em apenas um local para minimizar o tempo arrumando o local de trabalho. Tenha um gaveteiro para material menor (botões, linhas, agulhas, etc) e um armário maior para tecidos, feltro, ou seja qual for o material que usa para produzir suas peças.

 

É importante destinar um local limpo para guardar o estoque produzido.

 

9 – Espaço otimizado

 

Você precisa levantar para pegar o grampeador, ou a tesoura? Vale a pena comprar um organizador de mesa para colocar esses elementos e outras coisas menores, para não ter que levantar toda hora. Da mesma forma, deixe sempre uma garrafa com água perto para não se distrair com a viagem até a cozinha.

 

10 – Plantas

 

Como Montar seu Home Office

 

Procure ter uma planta em cima da mesa, além de colaborar para a melhora do ar à sua volta, ainda poderá se deliciar observando seu desenvolvimento. O verde ajuda a mente relaxar, e sabemos que sempre é bom dar uma parada e observar alguma coisa bonita e interessante. Violetas e outras flores ornamentais aguentam bem ambientes fechados, deixe que a luz do sol entre ocasionalmente e tenha um diferencial de alegria em sua mesa.

 

11 – Ferramentas e equipamentos

 

Algumas pessoas têm dúvida se precisam ter impressoras, aparelhos de fax, câmeras profissionais (para gravar vídeos), e a resposta para isso tem haver com dois fatores: Dinheiro para investir, e necessidade de uso. Se você não costuma enviar, nem receber, faxes então não será necessário ter um aparelho para fazer isso. Da mesma forma se o seu trabalho envolve a criação de vídeos diários, pode ser interessante ter uma câmera melhor, fora a do celular. Tudo dependerá da necessidade e do tamanho do investimento.

 

Compre uma impressora apenas se for usar bastante, senão poderá levar em lojas especializadas para fazer impressões quando necessário.

 

12 – Conforto

 

Como será o local que você vai passar a maior parte do dia, é importante saber como montar seu home-office com conforto. Tem que ser um lugar que você, no mínimo, goste de estar. Dar seu toque pessoal pode incluir fotos em cima da mesa, uma almofada colorida na cadeira/sofá, ou revistas espalhadas na mesa de estar, o que importa é que você olhe à sua volta e sinta vontade de estar ali produzindo. Esse será o segredo do seu sucesso!

 

Você não precisa gastar rios de dinheiro para ter um home office agradável, se não houver como investir, adapte coisas que já tem em casa e vá aos poucos fazendo a mudança.

 

 

Sobre o autor | Website

Maris Pedrini
Empreendedora Digital

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. lauri disse:

    Amei as dicas Maris já sou sua fã!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.